Geral 1b5m4w
Diocese de Lages cria Área Pastoral 3n1h66

Uma missa solene marcou a criação da Área Pastoral de Capão Alto, que faz parte da Capela Imaculada Conceição, ontem, em celebração presidida pelo bispo da Diocese de Lages, dom Guilherme Antônio Werlang. O ato é o primeiro o para a criação de uma paróquia no município. Na ocasião, o padre Euclides Alves da Silva foi nomeado como pároco responsável pela área desmembrada.
A área em questão será responsável por atender 15 comunidades de Capão Alto e de parte da região da Coxilha Rica, em Lages. Até então, todo este território dependia do padre da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, a Igreja do Navio, em Lages, para as atividades religiosas. “É com grande alegria que recebo essa missão. Vamos trabalhar para criar uma mentalidade e consciência de que podemos ter uma paróquia aqui em Capão Alto”, relatou o padre Euclides.
O bispo dom Guilherme ressaltou que a criação da área era uma necessidade e que agora a igreja ficará mais próxima do povo. “Era impossível o padre da Igreja do Navio atender às necessidades religiosas do povo desta região. Agora, Capão Alto terá um padre para atender a todas as comunidades do município”, disse.
De modo geral, a área Pastoral é um território onde estão localizadas comunidades de fiéis católicos organizados e atuantes, com potencial para se tornar paróquia. Para virar paróquia, alguns pontos relacionados a questões de pastoral e de autonomia financeira precisam ser superados. De acordo com o bispo, não há um prazo para a conclusão do processo de transformação da Àrea Pastoral de Capão Alto em paróquia.
Muitos fiéis fizeram questão de comparecer à capela para receber o novo padre e acompanhar o ato solene. A igreja ficou lotada. “Esse é um momento histórico para todos os moradores de Capão Alto. Nossa comunidade vai ganhar bastante”, comentou Roselene da Silva, 62 anos, que é membro do Conselho da Igreja Imaculada Conceição.
Diocese de Lages tem 23 paróquias 5z256b
A Diocese de Lages ocupa um quinto do território catarinense, atendendo a uma população de mais de 300 mil habitantes. Conta com 23 paróquias, sendo oito em Lages; e 502 comunidades (capelas). Alguns municípios dependem de padres de outras cidades para a celebração de missas, batizados, casamentos, dentre outros atos religiosos.
Rio Rufino, por exemplo, pertence à Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, de Urubici. Já o município de Palmeira integra a Paróquia Santa Catarina, de Otacílio Costa. Urupema, por sua vez, faz parte paróquia São Sebastião, de . Já Ponte Alta do Norte está na área de abrangência da Paróquia São Cristóvão, cuja casa paroquial fica em São Cristóvão do Sul.
Segundo o bispo dom Guilherme, existe a possibilidade de criação de novas áreas pastorais na região. “Existem necessidades nos municípios de Rio Rufino, Ponte Alta do Norte e São Cristóvão. Estas comunidades serão as próximas a serem atendidas”, afirmou.
De acordo com o religioso, a criação de novas áreas depende de outros fatores, como a disponibilidade de padres para atender à demanda das comunidades.
Paróquias da Diocese de Lages 6v3d13
- Diocesana de Lages
- São Joaquim (São Joaquim)
- Nossa Senhora Mãe do Homens (Urubici)
- Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Bom Retiro)
- São Sebastião ()
- Santa Bárbara (Anita Garibaldi)
- Nossa Senhora dos Perpétuo Socorro (Bom Jardim da Serra)
- Nossa Senhora do Rosário (Lages)
- Santa Catarina (Otacílio Costa)
- São Judas Tadeu (Lages)
- Santa Ana (Ponte Alta)
- São Pedro Apóstolo (São José do Cerrito)
- Nossa Senhora do Patrocínio (Campo Belo do Sul)
- Nossa Senhora dos Campos (|Correia Pinto)
- Nossa Senhora da Saúde (Lages)
- Nossa Senhora Aparecida (Lages)
- Sagrada Família (Lages)
- São Paulo Apóstolo (Celso Ramos)
- São Cristóvão (São Cristóvão do Sul)
- São Cristóvão (Lages)
- Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida (Bom Retiro)
- Nossa Senhora da Boa Viagem (Bocaina do Sul)
- Nossa Senhora das Graças (Lages)
- São Francisco de Paulo (Cerro Negro)
