Essencial 3p3h37
Essencial: Muito além do espelho 436m38

Os olhos cheios de lágrimas de Ana Cláudia Bett Hinckel revelam, hoje, sua emoção.
Depois que foi diagnosticada com câncer de mama, ou por várias fases e decidiu dar um novo rumo na sua vida e não adiar mais seus planos. Com a doença fazendo parte do seu ado, descreveu, de forma descontraída, suas experiências aos familiares e amigos, como se faz em um diário.
E foi assim que surgiu o livro “Se tiver uma chance, reinvente-se”.
A notícia do câncer veio no dia do seu aniversário, 29 de maio de 2014, mudando sua rotina, hábitos e fazendo-a se questionar sobre a fragilidade da vida, sobre como seria se não tivesse chances de cura.
Durante o tratamento, Ana percebeu que era melhor raspar o cabelo do que esperar que caísse. Pediu ao filho e ao irmão que a ajudassem. Relutantes, eles não queriam ajudá-la, pediram que deixasse cair naturalmente, afinal, sabiam de sua vaidade e estranharam o pedido.
Mas essa era sua decisão, como tantas outras que surgiram. Rápido, Thiago pegou a vassoura e disse que varreria os fios, sobrou então para o irmão Paulo Michel a difícil tarefa do corte. Já com a cabeça raspada, escolheu seu primeiro lenço colorido. Depois disso, não parou mais de comprar, ganhar e inventar amarrações. Nem sempre foi fácil usar os utensílios, que além de enfeitarem, por muitas vezes, “torravam” sua cabeça.
Mas também percebeu que a perda do cabelo foi um dos sintomas mais fáceis pelos quais ou. “De todos os sintomas que ei durante a radioterapia e a quimioterapia, se tivesse que escolher um, seria ficar careca.”
Quando o tratamento acabou, ela queria seu cabelo de volta e esperar crescer foi mais difícil do que raspá-lo. ou por fases em que se achava feia, sem cabelo, sem cílios, sem sobrancelha e muito magra. Aos poucos foi gostando do seu novo visual, recuperando o peso e descobriu a “Nova Ana”.
Projeto Laços de Vida
Os amigos e familiares tiveram um papel importantíssimo durante o tratamento e a recuperação.
Foi durante a radioterapia que Ana sofreu mais, foram muitas lágrimas derramadas, por estar esgotada com o tratamento que parecia sem fim e por ver o sofrimento das pessoas ao seu redor.
Fez muitas amizades no local do tratamento, algumas que, infelizmente, não tiveram a mesma chance que ela.
Foi assim que surgiu o projeto Laços de Vida. Depois de um ano e seis meses, ela voltou a trabalhar no Colégio Santa Rosa, com o cabelo ralo e decidiu fazer um aplique na franja para melhorar o visual, decisão que comentou entre as amigas. Uma delas, com uma longa cabeleira, rapidamente decidiu doar o cabelo. No dia seguinte, entregou os fios como forma de presente. A notícia se espalhou pelo colégio e as mechas e doações de cabelo não pararam de chegar. Até que surgiu a ideia do projeto que é realizado no local.
O objetivo é sensibilizar crianças e adolescentes sobre a importância da prevenção e do olhar solidário a quem enfrenta a doença. Com esse trabalho, são arrecadados lenços, gorros de lã, chapéus e mechas de cabelo para confecção de perucas. Há algum tempo, o projeto ampliou as ações e ou a arrecadar lacres de alumínios para compra de cadeiras de rodas, muletas e andadores. Além disso, é feito um trabalho junto ao Asilo Vicentino de Lages, onde, duas vezes por mês, Ana leva uma turma de alunos, onde desenvolvem atividades, uma forma de mostrar a importância do respeito ao idoso e o aprendizado com quem muito já viveu.
Amigos
Os amigos e familiares tiveram um papel importante durante todo o tratamento e recuperação de Ana. Alguns, inclusive, patrocinaram o sonho do lançamento de seu livro, como a Construtora Evoluta, Soldas Planalto, Clínica Le Santé, Transul, Adharas, Colégio Santa Rosa, Banco da Família, Laderm e Extrato.
Para o lançamento, outros apoiadores foram essenciais, e Ana é extremamente grata, ao Le Bistrô por ceder o espaço para o evento de lançamento; o Colégio Santa Rosa que, além de patrocinador concedeu o coquetel; a Ketryn Ramos e ao Apeadeiro Café, na pessoa da Maryela, pelos doces; Ana Ligia, Gabriel e as meninas Beatriz e Adélia por cantarem e encantarem; ao Toco Som pela sonorização, e ao professor Paulinho com o grupo Samba Raiz.
A renda arrecadada com a venda do livro será revertida ao projeto Laços de Vida, e ele pode ser adquirido no Mercado Livre, na Papelaria do Colégio Santa Rosa, no Instituto José Paschoal Baggio e Planalto Seguros. O valor é R$ 40.
Depoimentos
“Enfrentar a luta contra um câncer nunca é fácil, e cada pessoa enfrenta esse caminho da sua maneira. No seu livro, a Ana nos mostrou que sim, que teve medos, angústias e temores, mas que acreditar e dedicar-se ao tratamento, manter-se firme e confiante da sua melhora e apoiar-se naqueles que lhe queriam tão bem, fez com que esse caminho pudesse ser de renovação e superação. Apoio esse projeto, pois tenho certeza que suas palavras servirão de inspiração a muitos pacientes que enfrentam essa difícil batalha.” Rubia Battisti Vesqui Martins – Dermatologista da La Derm.
“Um livro como este ajuda a reforçar a mensagem para a população, de que muitos casos de câncer de mama são curáveis.” Marcelo Ceron – médico oncologista da Le Santé
“Para minha família e eu, estarmos ao lado da Ana Claudia nesse momento tão especial, e de alguma maneira fazermos parte da concretização desse lindo projeto, foi emocionante e gratificante. Que venham outros projetos como este, dos quais estaremos nós, Gabriel, meninas e eu, presentes, certamente. ” Ana Ligia Castro, amiga.
“Já conhecia o projeto Laços de Vida e quando ela me ligou falando sobre o livro, na hora eu topei participar, pois penso que temos que nos ajudar, ninguém está livre de ar por uma situação inesperada. Eu penso que contribuindo é uma forma de as pessoas se sentirem mais acolhidas, e como eu coloco todo amor e carinho nos doces que faço, todo esse amor e carinho também foram para o lançamento do livro da Ana” Ketryn Ramos.
“Já era do nosso conhecimento o Projeto da Ana Cláudia no Colégio Santa Rosa, (Laços de vida), mas não sabíamos da história dela. Quando a conhecemos pessoalmente, ficamos apaixonados por sua história e pelo desfecho que sua vida teve depois do câncer. Nós do Apeadeiro Café, somos eternamente gratos em poder partilhar nossos doces em um momento tão importante, o lançamento do seu Livro e foi lá que pudemos conhecer a verdadeira Ana! E realmente, tivemos certeza de quão doce e forte ela é, um exemplo de garra e dedicação em prol da luta contra o câncer” Mariely Vieira Borges.
Veja a entrevista com a escrito no youtube do Correio Lageano.
