Geral 1b5m4w
Professora Tati está entre os 21 homenageados do Prêmio Educador Elpídio Barbosa 6b1h25

Quase todos, senão todos os alunos da Escola de Educação Básica Nossa Senhora do Rosário, em Lages, a iram. Conhecida por ser extrovertida, alegre e ter ideias diferentes, a professora Tatiana Serena Oneda não é somente reconhecida pelos estudantes, mas, também, pela equipe de profissionais que trabalham com ela. Prova disso, foi a indicação de seu nome ao Prêmio Educador Elpídio Barbosa, um dos mais importantes para a educação em Santa Catarina.
Por gostar tanto da disciplina de Educação Física, Tati se dedicou ao vôlei e ao handebol, e se transformou em uma atleta. Mas sentia que não era o suficiente. A aluna estudou e se formou professora e, assim, começava a trajetória que já dura 22 anos.
Para concorrer ao Prêmio Educador Elpídio Barbosa, cada escola indica o nome de um professor. Tati, como é carinhosamente chamada por alunos, professores e amigos, recebeu com muita alegria e emoção a notícia de que seu nome havia sido indicado pelos colegas.
“Meu prêmio eu já recebi dentro da escola, por saber que meus colegas reconhecem meu trabalho. Essa ida a Florianópolis para receber o prêmio, me sinto como representando um grupo, pois, nada é feito por um só professor, meu trabalho só acontece por conta do trabalho coletivo, em rede.”
Em Santa Catarina, 21 professores e professoras foram selecionados para receber a homenagem. A solenidade será na próxima segunda-feira (22), em Florianópolis e, dentre os homenageados, estará a professora Tatiana.
Projetos 6j1243
A professora acredita que um de seus projetos que mereceu destaque foi a de ações sociais por meio do qual os alunos podem colocar em prática o que aprendem em sala de aula, além de conhecerem e compreenderem que fazem parte da sociedade e que podem mudar a realidade. Além disso, a professora ressalta sobre os projetos integrados com todas as disciplinas, frisando a importância do trabalho coletivo dos professores.
Tecnologia 1o4n
Sobre o mundo digital, Tati diz que não há como concorrer com as tecnologias, mas, sim, implementar, somar e inserir essas ferramentas com as práticas pedagógicas. “Quando o assunto pertence e significa ao aluno, ele se engaja mais com o trabalho”.
Quem foi Elpídio Barbosa 5p4129
O educador Elpídio Barbosa nasceu em 2 de setembro de 1909 e faleceu em 1966, em Florianópolis. Durante sua trajetória na educação, foi diretor de escola, professor da educação básica e de ensino superior, presidente do Conselho Estadual de Educação, secretário de Estado da Educação e Cultura, entre outros cargos. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Paraná, Barbosa também foi chefe do Departamento de Ciências Jurídicas.
O prêmio 1e5x55
Em 12 de junho de 1992, o conselheiro Ricardo José Araujo de Oliveira apresentou indicação propondo a criação do Prêmio Educador Elpídio Barbosa, a ser concedido anualmente pelo Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina à pessoa física e a entidades educacionais que tenham se destacado no desenvolvimento do ensino estadual. A proposta prosperou, sendo aprovada por unanimidade, resultando na Resolução n. 71/92, que instituiu o prêmio.
